ENTRE DESCOBERTAS E DESAFIOS: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Isabela Vieira Barbosa

Resumo


O presente artigo busca apresentar o relato de experiência do estágio obrigatório desenvolvido ao longo da 7ª fase do curso de Pedagogia. A proposta do estágio supervisionado realizado, foi de refletir sobre a profissão do professor na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de uma visão dialógica. Nesse sentido, o objetivo do estágio nos cursos de licenciatura é o de relacionar a teoria aprendida em sala de aula com a prática, levando o acadêmico à reflexão quanto a sua atuação como docente. Assim, apresentamos primeiramente os objetivos do estágio, perpassando por uma apresentação da instituição onde ele foi realizado e sobre a turma do 4º ciclo da EJA onde a observação e a aplicação do estágio foi realizada. Os dados serão analisados à luz do dialogismo de Bakhtin (2011) e da Educação Libertadora de Paulo Freire (1969; 1977; 1981; 1996). Os dados apontam que, a experiência do estágio visa a formação do docente, uma vez que possibilita o primeiro contato do licenciando com o ambiente escolar, com os planejamentos, as rotinas e a atuação docente. Assim, destacamos, que o verdadeiro aprendizado do estágio está na reflexão da própria prática, sobre as atividades elaboradas e no retorno das atividades.


Referências


BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto [Portugal]: PORTO, 1994.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. O Homem e Sua Experiência/Alfabetização e Conscientização. In: FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980, p. 13-50.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas de silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1995.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .