FAMÍLIA E ESCOLA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: BUSCANDO UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA

Camila Feminino Dewes, Elenice Ana Kirchner

Resumo


Esse artigo é recorte do meu Trabalho de Conclusão de Curso, com foco na educação humanização, tendo como objetivo principal compreender a importância da relação familiar e escolar como baluarte de uma educação humanizadora. A temática remete compreender como e quando ocorre o envolvimento entre pais ou responsáveis na educação de seus filhos e, dessa forma, a escola auxilia e/ou ensina para que ocorra de fato um processo significativo para o bom desenvolvimento das crianças. Para que os pais e professores possam estar interagindo com os filhos/alunos, o que de fato os mesmos necessitam fazer? Sabemos que ambos representam um papel importantíssimo na vida de cada criança, assim, cada um possui um papel diferenciado e importante na construção de uma educação humanizadora. Como seres humanos, sabemos o quão importante é a educação na vida de um ser. A escola, por sua vez, não é a única responsável pela formação do sujeito, e sim, uma complementação com o papel que a família primeiramente contempla na vida de seus filhos para depois a escola entrar com seus princípios e saberes para educar os mesmos. Sabemos que os primeiros ensinamentos e aptidões vêm sendo construídos dentro de casa, para depois, a escola exercer seu papel na vida educacional do aluno. Dessa forma, qual a importância do convívio da família e escola para vivência de uma educação humanizadora? Ou seja, para que haja uma relação fraterna entre família – escola é necessário que as duas busquem elos e tomem iniciativas, como por exemplo: pais visitando a escola, professores convidando os pais a comparecerem na mesma, realização de confraternizações e reuniões e, dessa forma, proporcionar maior interação e/ou comunicação nos momentos de diálogo e ao mesmo tempo, buscar a compreensão por ambas as partes, ou seja, entre ambiente escolar e familiar. Para melhor compreender esse processo foi realizado uma pesquisa envolvendo famílias, professores e gestores de uma Escola de Ensino Fundamental, onde possível conhecer como ocorre o envolvimento das famílias na vida escolar. Juntas, escola e família buscam estratégias, caminhos e soluções que facilitam o entrosamento educacional dos sujeitos.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .