JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: OLHARES SENSÍVEIS ÀS DIFERENTES CULTURAS

Vanessa dos santos Weschenfelder, Camila Tainá Elsenbach, Alexandra Rafaelli

Resumo


Este artigo aborda a fundamentação teórica e a prática do Estágio Supervisionado III – Gestão e Docência no Ensino Médio, realizado com a turma do primeiro ano do magistério, localizado na cidade de Miraguaí-RS, em um período de quatro horas. O objetivo deste artigo é conhecer Jogos de Alfabetização a partir da sua confecção para uso didático com educandos nas Línguas Portuguesa e Dialeto Kaingang, proporcionando momentos de interação entre os estudantes por meio da prática dos jogos de alfabetização; com o intuito de ampliar os conhecimentos e medir momentos de diálogo e reflexão sobre o processo de alfabetização, proporcionando essa prática pedagógica a partir da   confecção dos jogos. Os resultados obtidos através das mediações didáticas contribuíram para a formação pedagógica dos educandos como subsidio para as futuras intervenções educacionais. A prática do estágio permitiu o envolvimento de todos os educandos, contribuindo e interagindo com as propostas, levando em consideração a compreensão da importância de inserir as diferentes realidades nas propostas didáticas da sala de aula contribuindo para a formação integral e significativas de todos os educandos envolvidos.  


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .