PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS – PROUNI – COMO POLÍTICA PÚBLICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Liana Maria Feix Suski

Resumo


O presente estudo busca analisar o Programa Universidade Para Todos – PROUNI – como política pública de democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. Para tanto, discorrer-se-á sobre a educação como direito fundamental de todos os cidadãos e as políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil; ao final, será analisado o Programa Universidade Para Todos – PROUNI como ferramenta de efetivação de tal direito. Nessa perspectiva, o PROUNI, apesar de estar entre as políticas de concretização do direito à educação, consolidou-se muito mais como forma de expansão do ensino superior privado. Na pesquisa de cunho bibliográfico, utilizou-se o método de abordagem dedutivo, como método de procedimento o analítico e a técnica de pesquisa documental indireta.

Palavras-chave: Democratização do Ensino Superior. Políticas públicas educacionais. PROUNI.


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