SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO PORTLAND POR CINZA DE CASCA DE ARROZ EM ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO

Poliana Bellei, Elisa Francieli Pertile

Resumo


A agroindústria é um dos maiores geradores de resíduos, causando problemas ambientais, principalmente quando o descarte é feito de forma irregular. O presente estudo procurou analisar a substituição parcial da cinza de casca de arroz (CCA) na argamassa de revestimento e assentamento. O traço utilizado correspondeu a proporção de 1:2:9 (cimento/CCA, cal e areia) sendo produzida argamassa sem o uso de CCA (argamassa referência) e com a utilização de CCA (argamassas alternativas) que tiveram porcentagens de substituição parcial do cimento de 7 %, 15 % e 30 %, por cinza de casca de arroz. Após o preparo de cada argamassa foram realizados os ensaios no estado fresco, e moldado corpos de prova para ensaiar no estado endurecido. Com a análise dos resultados dos ensaios realizados para todas as argamassas em estudo percebeu-se que a melhora das propriedades aconteceu no estado fresco (consistência, densidade, retenção de água), bem como no estado endurecido (resistência e capilaridade). Por meio dos benefícios apontados, mostra-se a necessidade de pesquisar o uso de cinza de casca de arroz, como um material para substituir o uso de aglomerante, e assim, comprovar o seu desempenho em argamassas de assentamento e revestimento.


Referências


AMBROZEWICZ, Paulo Henrique Laporte. Materiais de construção. São Paulo: Pini, 2012.

ÂNGULO, Sérgio Cirelli; ZORDAN, Sérgio Edurado; JOHN, Vanderley Moacyr. Desenvolvimento sustentável e a reciclagem de resíduos na construção civil. São Paulo: PCC, 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR NM 248: Agregados – Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR NM 52: Agregado miúdo – Determinação da massa específica e massa especifica aparente. Rio de Janeiro: ABNT, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR NM 45: Agregados – Determinação da massa unitária e do volume de vazios. Rio de Janeiro: ABNT, 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16605: Cimento Portland e outros materiais em pó – Determinação da massa específica. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 11579: Cimento Portland – Determinação do índice de finura por meio da peneira 75 µm (n0 200). Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 13276: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Preparo da mistura e determinação do índice de consistência. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 13277: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Determinação da retenção de água. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 13278: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Determinação da densidade de massa e do teor de ar incorporado. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 13279: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Determinação da resistência à tração na flexão e à compressão. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

SSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15259: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Determinação da absorção de água por capilaridade e do coeficiente de capilaridade. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 13280: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Determinação da densidade de massa aparente no estado endurecido. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16541: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Preparo da mistura para a realização de ensaios. Rio de Janeiro: ABNT: 2016.

BEZERRA, Izabelle Marie Trindade. Cinza da casca do arroz utilizada em argamassas de assentamento e revestimento. 2010. 108 f. Dissertação (Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2010.

COSTA, Marienne R. M. Maron da; PEREIRA, Eduardo. Tecnologia das Argamassas (Parte 1). Curitíba: UFPR, 2016.

De Lucas JUNIOR, Jorge; SANTOS, T. M. B. Aproveitamento de resíduos da indústria avícola para produção de biogás. In: SIMPÓSIO SOBRE RESÍDUOS DA PRODUÇÃO AVÍCOLA, 2000, Concórdia, SC. Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2000. p. 27-43.

GASPAR, Pedro Lima; BRITO, Jorge de. Durabilidade, estados limite e vida útil de rebocos em fachadas. Lisboa: 2010.

JHON, Vanderley M. Reciclagem de resíduos na construção civil: Contribuição para metodologia de pesquisa e desenvolvimento. 2000. 113 f. Tese (Livre Docência) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.

LIMA, Sofia Araújo. Analise da viabilidade do uso de cinzas agroindustriais em matrizes cimenticias: estudo de caso da cinza de casca de castanha de caju. 2008. 160 f.

POUEY, Maria Tereza Fernandes. Beneficiamento da cinza de casca de arroz residual com vistas à produção de cimento composto e/ou pozolânico. 2006. 345 f. Tese (Doutor em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006.

RECENA, Fernando Antonio Piazza. Conhecendo argamassa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

SILVA, M. G; SOUZA, F. L. S. Proposta de utilização de resíduos da indústria de celulose e papel e entulho de obra em componentes de construção. VI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ENTAC). Rio de Janeiro. 1995. Qualidade e tecnologia na habitação. Anais... Rio de Janeiro: ENTAC, 1995.

SOUZA, Josilene de. Estudo da durabilidade de argamassas utilizando cinzas e casca de arroz no traço. 2008. 160 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) – Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2008.

TIBONI, Rafaelle. Utilização da Cinza da Casca de Arroz de Termoelétrica como Componente do Aglomerante de Compósitos à Base de Cimento Portland. 2007. 196 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia das Estruturas) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.