A PROBLEMÁTICA DO RUÍDO URBANO: VIDA NOTURNA EM CHAPECÓ

Marcos Eduardo Zanuzzo, Luciano Tomé, Marinês Oziembloski, Alessandro Alves

Resumo


Muito se estuda sobre materiais isolantes para as edificações e como manter o melhor conforto acústico em seus interiores, porém ainda não se tem muita referência sobre como o som interfere nos meios urbanos. No Brasil existem poucos centros de pesquisa e por isso se faz importante mais artigos relacionados a esse assunto.

Neste artigo será apresentado sobre a problemática do ruído urbano no centro de Chapecó e o resultado obtido por meio do estudo e aferição, foco no local de maiores denúncias - a rua em frente ao espaço cultural CUBO, na Avenida Fernando Machado. Os moradores reclamam de barulho e ruído o final de semana todo e geralmente a polícia intervém. Em cima desta preocupação é definido 6 pontos para medição que vão apresentar dados relevantes ao estudo deste artigo. Esses pontos foram medidos com sonómetro e percebeu-se que em relação aos jovens que transitam, além do barulho e ruídos sonoros também produzem intensa quantidade de lixo que pode prejudicar a via durante o dia.

Palavras-chave: ruído urbano; conforto acústico; vida noturna; tráfego.


Referências


GEHL, Jan. Cidades para pessoas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015. ISBN 978-85-273-0980-6.

CARVALHO, Régio Paniago. Acústica Arquitetônica. 2º ed. Brasília: Editora Thesaurus, 2010. ISBN 978-85-7062-877-0

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10151: Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento. Rio de Janeiro, 2000.

MAIA, Marcos Antônio Lopes. Contribuição ao mapeamento do ruído urbano na cidade de Porto Alegre-RS. Porto Alegre: Monografia , 2003.

DICIONÁRIO ONLINE. Sonômetro. Disponível em: https://www.dicio.com.br/sonometro/ Acesso em: 05 de junho de 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10152: Níveis de ruído para conforto acústico. Rio de Janeiro, 1987.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12179: tratamento acústico em recintos fechados. Rio de Janeiro, 1992.


Texto completo: PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.