PRIVACIDADE E SEGURANÇA EM APARELHOS SMARTPHONES

Leonardo Dias Venzo

Resumo


A privacidade de smartphone vem sendo invadida sem a percepção e consentimento de seus usuários. Assim essa pesquisa busca um estudo sobre a viabilidade de criação de um aplicativo para aprimorar os aparelhos para que os mesmos possam oferecer maior segurança aos dados e funções do smartphone. O Objetivo geral desse trabalho é desenvolver um estudo sobre o funcionamento dos apps e sistema dos telefones moveis com o intuito de desenvolver uma solução para que o aparelho móvel se torne mais seguro e com maior privacidade. A metodologia utilizada foi por meio de estudo de caso em empresa que presta assistência técnica de manutenção em aparelhos eletrônicos com ênfase em smartphones, realizando-se uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, a fim de identificar o custo-benefício de utilização desta nova tecnologia, utilizando-se de pesquisas de informações públicas de custo de desenvolvimento de softwares, realizando assim comparações de custos de desenvolvimento, manutenção do aplicativo e viabilidade de venda ao consumidor. Como resultado, apresenta-se neste trabalho os principais pontos a serem analisados, como também quais os tipos de contratações seriam mais viáveis para o desenvolvimento desse aplicativo. Apresenta-se ainda uma estimativa de gastos e em quanto tempo a empresa levaria para ter o aplicativo desenvolvido para colocar à disposição dos consumidores. Por fim chegou-se à conclusão de que a elaboração do software para a empresa não possui viabilidade financeira para que possa ser executada.


Referências


COELHO, J. V. A. B. R. Aplicações e implicações da inteligência artificial no direito. 2017. 61fls. Monografia - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

DONEDA, D. C. M. et al. Considerações iniciais sobre inteligência artificial, ética e autonomia pessoal. Pensar, Fortaleza, v. 23, n. 4, p. 1-17, out./dez. 2018.

FILHO, J. L. S. M; ALCOFORADO, A. R. P.; LIRA, A. A. G. P. R. A proximidade da realidade cyberpunk e os direitos da personalidade de inteligências artificiais. Página 96 de 110. Direito, arte, tecnologia e ficção (Vol. II) / Organizadores: Adriano Marteleto Godinho; Marcílio Toscano Franca Filho; Alfredo Rangel Ribeiro; Felipe Negreiros Deodato – João Pessoa: IDCC, 2018.

HUMBY, Clive. Big Data and AI is not a panacea. 2019. Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2019.

JUNIOR, E. Q. O. A inteligência Artificial e o Direito. 2017. Disponível em:< https://eudesquintino.jusbrasil.com.br/artigos/507840893/a-inteligencia-artificial-e-o-direito>. Acesso em: 09 out. 2019.

PIMENTEL, A. E.; OLIVEIRA, J. R; SILVA, Z. M. A inteligência artificial e a profissão jurídica. 2018. 10fls. Artigo - FSG Centro Universitário, Serra Gaúcha, 2018.

RAMPAZZO, S. E; CORRÊA, F. Z. M. Desmitificando a metodologia científica: guia prático de produção de trabalhos acadêmicos. Erechim: Habilis (2008).

RIBEIRO, F. R. Stallman – Celulares são vilões na privacidade, mas GDPR é um bom caminho. 2019. Disponível em:< https://canaltech.com.br/seguranca/richard-stallman-celulares-sao-viloes-na-privacidade-mas-gdpr-e-um-bom-caminho-134135/>. Acesso em: 07 out 2019.

RINALDI, C. Olhar Digital: 3 dicas simples para proteger a sua privacidade digital. 2019. Disponível em:< https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/3-dicas-simples-para-proteger-a-sua-privacidade-digital/86949>. Acesso em: 08 out. 2019.

ROHR, A.; LAVADO, T. Saiba como aumentar a segurança do celular e dos aplicativos de mensagens. 2019. Disponível em:< https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/06/12/saiba-aumentar-a-seguranca-do-celular-e-dos-aplicativos-de-mensagens.ghtml>. Acesso em: 04 out. 2019.

SILVA, B. H. S. Privacidade versus segurança pública: o acesso ao conteúdo de celular pela autoridade policial. Quaestio Iuris, Rio de Janeiro, vol. 11, nº. 04, p. 3220-3241, 2018.

THE Great Hack. Direção e produção de Karim Amer. Roteiro: Karim Amer. Eua: Netflix, 2019. P&B.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.