INTRODUÇÃO AOS BEACONS: RECURSO TECNOLÓGICO VOLTADO AO MARKETING

Anderson Engel Wirth

Resumo


Em época em que empresas buscam se tornar referência em seu segmento, tornou-se primordial a realização de uma investida pensando no marketing de proximidade, acarretando em experiências mais performáticas e agradáveis, experiências essas que impactam diretamente no conceito de fidelização dos clientes, ainda mais em um segmento que se encontra em constante evolução, como é o caso da área tecnológica. Pensando nisso, este artigo busca aprofundar seu conhecimento na área de geolocalização indoor, por meio do uso de dispositivos conhecidos como Beacons, visando a realização de um estudo de viabilidade da implantação e utilização dos dispositivos para uma empresa de desenvolvimento de software, tendo como problema de pesquisa: “no cenário atual, qual a viabilidade que possui a utilização e implantação dos beacons voltada para as áreas de mercado e varejo? ”. O objetivo geral deste trabalho é de analisar a viabilidade de utilização e implantação dos beacons na área de supermercados e varejo para uma empresa de desenvolvimento de software. A metodologia utilizada está voltada ao estudo de caso de uma empresa em específico, utilizando-se de uma pesquisa qualitativa e revisão da literatura para a obtenção dos dados. Como resultado, apresenta-se neste trabalho os principais pontos a serem analisados, como qual o Beacon com melhor custo benefício elegido pelo autor deste trabalho. Apresenta-se também os motivos por trás da utilização destes dispositivos no mercado atual. Por fim, chegou-se à conclusão que a utilização destes dispositivos para a empresa se tornaria extremamente viável, pelo fato de os mesmos possuírem um custo respectivamente baixo em relação aos benefícios oferecidos e principalmente pelo fato de a empresa ter demonstrado interesse na utilização deles.

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