ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM ALGORITMO PARA RECONHECIMENTO FACIAL UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

Enzo Guilherme Gehlen

Resumo


Através da tecnologia está sendo possível construir sistemas capazes de reconhecer padrões, identificar novos recursos e prever comportamentos. A chamada inteligência artificial pretende revolucionar o que conhecemos no sentido tecnológico do trabalho, trazendo maior qualidade, agilidade e precisão nos resultados finais. Nesse sentido, esta pesquisa consistiu em estudar a viabilidade da implantação de uma rede neural em uma empresa do segmento educacional, tendo como questionamento inicial: "é viável a utilização de uma rede neural aplicada ao sistema interno de videomonitoramento da instituição?". O objetivo geral deste trabalho foi analisar a possibilidade de utilização de uma rede neural para identificação de padrões e reconhecer períodos de maior ou menor fluxo de pessoas na instituição. A metodologia utilizada foi a realização de um estudo de caso com uma empresa do ramo acadêmico, realizando-se uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, a fim de identificar o custo-benefício de utilização desta nova tecnologia, através de pesquisas e contatos com empresas e realizando comparações de custo. Como resultado, apresentam-se neste trabalho os principais pontos a serem analisados, além de uma estimativa de gastos e considerações acerca dos funcionários responsáveis pela implantação. Por fim chegou-se à conclusão de que a implementação da rede neural pode ser viável para a empresa pelo fato de a mesma já possuir a maioria dos recursos necessários, uma vez que apenas faltariam a realização dos cursos necessários e a disposição de horas dos desenvolvedores.

Palavras-chave: Rede neural, Inteligência artificial, Videomonitoramento, Tecnologia.

Referências


ALMEIDA, Ana de. Projeto de um descritor para detecção de eventos em câmeras de videomonitoramento: Uma abordagem baseada na análise das características de altas frequências do fluxo ótico. 2014. Monografia (Bacharel em Engenharia da Computação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

CIRIBELLI, Marilda Corrêa. Como elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa científica/ Marilda Ciribelli Corrêa - Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.

DELL BRASIL. 2019. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como classificar as pesquisas? In: GIL, Antonio Carlos. Como

elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KOVÁCS, Zsolt László. Redes Neurais Artificiais - Fundamentos e aplicações: Um texto básico. 4. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

LENT, Roberto. Cem Bilhões de Neurônios? Conceitos Fundamentais de Neurociência - 2ª edição. Atheneu, 2010.

LUGER, George F. Inteligência Artificial. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

MATTOS, Antônio Carlos M.. Inteligência Artificial. In: MATTOS, Antonio Carlos

M. Sistemas de Informação: uma visão executiva. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

MEDEIROS, Luciano Frontino de. Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória (livro eletrônico). 1. ed. Curitiba: Editora InterSaberes, 2018.

MERCADO LIVRE. 2019. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2019.

MÜLLER, B.; REINHARDT, J. Neural networks: an introduction. Berlin: Springer 1990.

PICHAU. 2019. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2019.

QUIRITA, Victor Hugo Ayma. ESTUDO DE MÉTODOS AUTOMÁTICOS DE RECONHECIMENTO FACIAL PARA VÍDEO MONITORAMENTO. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Elétrica, PontifÍcia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Puc-rio, Rio de Janeiro, 2014

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologias aplicadas a sistemas de informação empresariais. In: REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da Informação: Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

ROVER, Aires José. Artificialidades da Inteligência. In: ROVER, Aires José. Informática no Direito: inteligência artificial. Curitiba: Juruá, 2010.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A Pesquisa Científica. In:

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2019.

STAIR, Ralph M. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.