RELACIONAMENTO DE CLIENTES: ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DA API DO WHATSAPP BUSINESS EM UM SISTEMA CRM

Sidnei Luiz Becker

Resumo


RESUMO: Atualmente a comunicação e o relacionamento com clientes é um ponto forte para uma empresa investir. O WhatsApp é uma aplicação que em 2018 atingiu a marca de 1.5 bi de usuários ativos mensais que visa especificamente à comunicação. Em agosto deste mesmo ano, o Facebook lançou a API (Interface de programação de aplicações, do inglês Application Programming Interface) do WhatsApp Business, capaz de proporcionar ao empresário uma nova forma de relacionar-se com seus clientes. Nesse sentido, esta pesquisa consiste em um estudo de viabilidade de implantação da API do WhatsApp Business em um módulo CRM incluso em um sistema de gestão. O objetivo geral deste trabalho é levantar os requisitos necessários para a implantação e utilização dessa tecnologia dentro de um módulo CRM. A metodologia abordada foram pesquisas, análises e testes em conjunto ao ambiente de uma empresa desenvolvedora de softwares de gestão para supermercados, através de documentações oficiais e contato com empresas especialistas e distribuidoras de soluções com essa tecnologia, apresentando uma estimativa do investimento necessário para a sua devida utilização. Por fim, chegou-se à conclusão que a implantação é viável na empresa.

Palavras-chave: Software. Relacionamento de Clientes. WhatsApp.


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