INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: MAPEAMENTO E AGENDA DE PESQUISA A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Jéssica Bourscheid, Nathalia Berger Werlang

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento dos estudos sobre estratégias de internacionalização de empresas, identificando as principais tendências e lacunas de pesquisa, utilizando como base de pesquisa as bases de dados Spell e Scielo. Deste modo, a metodologia caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Através da análise dos 85 artigos, foi possível identificar que a maioria destes utilizou o método qualitativo e vale ressaltar, que em sua maioria, os autores possuem apenas um artigo publicado. As principais instituições que publicam sobre o tema são a Fundação Getúlio Vargas e a Universidade de São Paulo, possuindo onze artigos publicados na área. O ano de 2012, destacou-se desde o ano de 2008 quanto as publicações, tendo sido publicados onze artigos sobre o tema. A revista Internext, possui o maior número de publicações com 14 artigos publicados. A palavra-chave estratégia foi a mais encontrada. Deste modo, o presente estudo identificou que os estudos sobre as estratégias de internacionalização não são recentes, entretanto, como a área está em constante evolução, e é influenciado principalmente por variáveis como políticas públicas.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.